Oficina de coco no Humaitá Cultura - Santa Tereza Tem
Logo

Oficina de coco no Humaitá Cultura

Oficina de coco no Humaitá Cultura e atividades em setembro

 A cantora, atriz e pesquisadora, Renata Rosa, ministrará duas oficinas, Samba de Coco e Impulso na Voz e no Corpo, na sede do Humaitá Cultura, à Rua Pouso Alegre, 521, sala 01, no bairro Floresta, nos dias 18 e 19 de setembro. É preciso fazer inscrição por este link

OFICINA: SAMBA DE COCO – 18/09 – Quarta – 19h
O Samba de coco é uma tradição do Nordeste do Brasil que reúne música, dança e poesia. Tem origem na construção das casas de taipa (com madeira e barro) no meio rural. Por ocasião da construção de uma casa, o futuro proprietário convidava toda a comunidade para o trabalho. Depois de erguida a casa, era chamado um cantador de coco para cantar dentro da casa onde havia sido espalhado barro pelo chão.

Enquanto o coquista cantava, os demais respondiam aos cocos e dançavam sobre o barro até que ele ficasse liso e plano. Assim era construído o piso da casa. Dessa prática originaram-se os trupés do samba de coco, os passos percutidos cuja função, além da própria brincadeira, era tornar o piso de barro liso e uniforme.

Atualmente, o samba de coco é uma brincadeira do meio rural nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba comum durante os festejos da época de São João ou por comemoração  da colheita da mandioca e do feitio de farinha, nas casas de farinha. Esta oficina aborda a música do samba de coco, sua estrutura poética, a sua dança percussiva, seu ritmo e a relação entre esses elementos, integrando-os num fazer artístico e lúdico.

OFICINA: O IMPULSO NA VOZ E NO CORPO – 19/09 – Quinta – 14h
Esse trabalho tem como objetivo desenvolver a relação orgânica entre o movimento, a respiração, a produção de voz e o canto na construção da expressividade individual e coletiva. A oficina aborda um conjunto de dinâmicas que envolvem práticas físicas para ativação do fluxo respiratório e de movimento, o jogo lúdico-técnico do aquecimento vocal e da exploração de ressonâncias e cantos do Baixo São Francisco onde voz e movimento, canto e dança estão profundamente associados. Serão abordados: a relação precisão/organicidade, o pulso no corpo e na voz, a relação com o chão, a energia do canto, seus fraseados, suas ressonâncias, polifonias vocais, suas nuances e equilíbrios.

Renata Rosa

Renata Rosa, cantora, rabequeira e atriz celebra em 2024 os seus 20 anos de carreira com o lançamento do Vinil do seu premiado álbum Zunido da Mata pelo selo Rocinante 3 Selos. A artista vive mergulhada no contexto poético-musical da Zona da Mata Pernambucana e do Baixo São Francisco Alagoano. Estudou Música com habilitação em Canto na Universidade Livre de Música Tom Jobim. Aprendeu a arte do canto sinuoso caboclo no seu convívio na Aldeia Kariri-xocó/AL (com Cema, Noraia e Thydjo) e na Aldeia Pankararú/PE. Desenvolveu o trabalho de pesquisa sobre movimento e voz “ Canto e dança  – o impulso na voz e no corpo” a partir dos cantos caboclos do Baixo São Francisco e vem ministrando workshops a inúmeros  Centros de formação e Companhias de teatro, música e dança no Brasil e no exterior.

Serviço
Oficinas com Renata Rosa
Dias 18 e 19 de setembro
Local: Humaitá Cultura _ Rua Pouso Alegre, 521 – Sala 1

Anúncios